Por que as franquias fecham? 7 Principais motivos.

Tempo de leitura: 4 min

em 22 de agosto de 2022

Quer entender o porquê as franquias fecham? Leia esse conteúdo até o final, pois, aqui falaremos tudo o que precisa saber sobre assunto.

Assim, você sairá daqui sabendo quais são os cuidados que precisa tomar ao escolher a sua franquia e, claro, onde se atentar.

Boa leitura!

Por que as franquias fecham? 7 Principais motivos.

1 – Localização inadequada:

Uma consultoria criada pela Franchise Solutions mostrou em 31% dos motivos que levam uma franquia a fechar é a localização inadequada da loja é o principal fator que leva as franquias fecharem.

É fundamental que durante o processo de aquisição de um ponto comercial, você pense em locais que tenham as seguintes características:

  • Facilidade de acesso;
  • Grande fluxo de pessoas;
  • Boa visibilidade.

As franquias que mais quebram devido ao posicionamento são as do ramo de alimentação, que precisa não só encontrar o lugar, mas o ambiente ideal para as pessoas consumirem o produto.

Entretanto, a base é, sem dúvida, ter movimento.

2 – Fluxo de caixa:

O fluxo de caixa é outro motivo que leva muitas franquias fecharem.

É fundamental ficar ligado nas linhas de crédito, pois a falta de dinheiro no caixa pode impedir o negócio de continuar a curto, médio e longo prazo.

Uma das coisas que pode te ajudar a se atentar a isso é controlar o seu fluxo de caixa todos os dias, apontando a quantia que sai e a que entra.

Mesmo sendo franquia, existem empresas que pecam muito nesse detalhe e nem registram o dinheiro que entra e sai.

Sem saber o quanto de dinheiro está entrando e saindo, fica muito complicado saber o faturamento da empresa e entender se está indo tudo bem ou algo precisa ser melhorado.

Portanto, certifique-se de ter todas as contas do negócio controladas.

3 – Concorrência:

A concorrência é certamente uma das coisas que faz muitas empresas baixarem suas portas, muito por conta da crise, onde baixam os preços de forma desleal.

Para você superar esse tipo de situação, desde o início, trabalhe para ter uma marca fortalecida e fidelizar os seus clientes, que confiam na qualidade do seu produto.

Além disso, entender que o mercado é extremamente concorrido, independentemente do setor, é fundamental.

É comum encontrar empresas surgindo e outras fechando, oferecendo produtos melhores do que os anteriores.

Assim, se você não estiver ligada na concorrência, a sua empresa poderá ficar para trás e ainda depois, vai ser mais difícil tirar o atraso.

Portanto, pesquise sempre sobre os seus concorrentes, foque em inovações tecnológicas e estratégias de marketing digital.

4 – Negligência com a rotina:

Ser negligente com as rotinas diárias de um negócio pode levá-lo a fechar em alguns meses e, no caso da franquia, isso não muda.

Independente do setor, os negócios precisam estar muito bem estabelecidos para não ser deixado nenhum detalhe de lado e tudo funcione como deveria.

Esses erros podem estar em diversas frentes, desde a maneira de organizar a loja na abertura do expediente, até na preparação dos produtos antes da venda.

Outro ponto de atenção é o estoque, pois, se o produto consta no cardápio, dizer ao cliente que ele não tem pode gerar um grande desagrado.

Portanto, fique de olho na rotina da empresa e não cometa esse erro.

5 – Falha no modelo de negócio:

Cada negócio tem características próprias, desde a contratação do funcionário, até o preparo do produto, divulgação, atendimento e assim por diante.

Assim, é natural que o cliente tenha um determinado perfil, que se enquadre no modelo de negócio.

Entretanto, uma entrega diferente do que o cliente espera, pode acabar gerando um desconforto, levando a propagandas ruins e perda de clientes.

Portanto, desde o início, como franquia, saber qual é o modelo de negócio e seguir todas as regras, à risca, é essencial.

Comece por buscar por um modelo de negócio que realmente consiga atender aos clientes da melhor forma possível.

6 – Treinamento da equipe:

Por fim, não posso deixar de mencionar que o treinamento da sua equipe é mais que necessário, pois, se você não seguir o que está determinado pela franquia para manter os clientes, por que optou por um modelo de negócio assim?

Através do treinamento de equipe você irá saber como:

  • Como o atendimento precisa acontecer;
  • Como o produto deve ser preparado, entre outras coisas.

Portanto, fique de olho em sua equipe e cuide para que eles estejam sempre atualizados de tudo o que acontece na franquia de inovações.

7 – Péssimas escolhas:

Não é simples transformar uma empresa em uma rede de franquias e, neste caso, você precisa ter muita atenção, além de um bom planejamento.

Neste caso, não escolha uma franquia que não tenha um plano de expansão muito bem feito, pois, a sua empresa está envolvida nesse processo, mesmo que não seja o dono da marca.

Um bom plano de negócio avalia aspectos importantes da empresa, como quais locais são os mais bem-sucedidos para a marca.

Não esqueça que uma das coisas que leva uma franquia à falência é justamente o ponto de escolha.

Na falha do franqueador, quem perderá dinheiro é você mesmo, o franqueado, que investe o dinheiro em um negócio que pode falir.

Agora que você já sabe quais são os principais motivos que fazem as franquias fecharem, fique de olhos bem abertos na sua e veja se ela não está cometendo esses erros.

Se ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem para podermos te ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Até lá, leia também: Como montar uma Franquia?

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