O que é franquia?

Tempo de leitura: 5 min

em 16 de janeiro de 2023

Entender o que é uma franquia nem sempre é uma tarefa fácil. Já que muitas questões parecem confusas para os iniciantes desse negócio. Ou mesmo para os clientes que acabam vendo a marca por aí.

Dessa maneira, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre esse modelo, de uma forma simples e descomplicada. Confira! 

O que é franquia? 

A franquia, ou franchising – nome “oficial” dos negócios que seguem esse modelo, se baseia na ideia de expandir um negócio. Para isso, prevê contratos a serem seguidos e um modelo pré-estabelecido. 

Inclusive, vale dizer que esse sistema se tornou um dos mais famosos na última década, atraindo investidores ou empreendedores, que focam no primeiro passo de começar um negócio. 

Portanto, o negócio traz a possibilidade de começar algo, mas sem que seja do zero. Afinal, esquematizar tudo não é fácil, rápido ou barato. Mas, fique tranquilo, você vai entender melhor abaixo.

Na prática, franquia é um negócio com modelo de operação definido. Podendo ser copiado e transferido para demais pontos comerciais. Para isso, o franqueado deve ter a permissão daquele que criou/detém os direitos. 

Sendo assim, o franqueador (aquele que detém os direitos) pode ou não fornecer a autorização para que o investidor utilize a marca. Nesses casos, há o contrato de relação, que estabelece como aquele negócio deve funcionar. 

Uma informação interessante é que a franquia pode ser para a venda de um produto, serviço, marca ou mesmo um conceito. Sendo assim, existem diversos segmentos interessantes disponíveis no mercado. 

Em resumo, a principal característica é o padrão de processos. 

Imagem: Freepik

Assim, as franquias são sucessos já estabelecidos no mercado, que possuem um nome/marca facilmente reconhecida. 

Uma forma fácil de entender isso é olhando as lojas de shoppings centers. A maioria delas são franquias, principalmente nas praças de alimentação. Da mesma maneira, ao entrar nesses locais, é provável que você escolha alguns desses (que já são famosos) para consumir. 

Pensando fora do Brasil, muitos brasileiros que vão viajar escolhem as franquias justamente por acreditar, confiar e conhecer esse padrão. Ainda que possa haver pequenas mudanças, o geral é quase idêntico. 

Conceito o que é franquia 

Segundo a Lei 8.955/94, franquia é um modelo “empresarial em que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca/patente”. 

A mesma foi alterada em 2019, ampliando o sistema de funcionamento. Para conferir na íntegra, clique aqui

Como funciona 

Agora que você sabe o que é franquia, vem a dúvida de como isso funciona. Afinal, se o negócio não é “totalmente do investidor”, como seria possível gerir? 

Esse tipo de confusão é comum, mas a realidade é que, mesmo sendo um modelo esquematizado, a franquia traz diversas vantagens interessantes. 

Assim, é estabelecida uma relação de interdependência. Basicamente, o franqueador precisa do franqueado, e vice-versa. 

Para sustentar essa relação, as franquias contam com sistemas e padrões prontos para serem replicados. Cabendo ao investidor fazer o gerenciamento e garantir que as coisas funcionem. 

Isso tudo é resumido com o conceito de know-how. 

Então, aquele que detém a marca é responsável pelo repasse das informações importantes, por dar o suporte que os franqueados precisam, disponibilizar manuais, cursos e outros, com foco em treino e assim por diante. 

Afinal, para seguir o modelo do negócio, você deve aprender sobre ele. 

Por outro lado, cabe a você aprender tudo isso e colocar em prática, fazer a contratação de pessoal, gerir caixa, fazer com que as normas internas sejam seguidas e assim por diante. 

Suponha que você comece a fazer parte de uma franquia de sorvetes. Logo, recebe o material para divulgação, treinamentos, acesso aos fornecedores, escolha do ponto comercial, etc. Porém, é você quem realiza as entrevistas para contratação de pessoal, repassa o conhecimento e garante que o padrão seja seguido. 

Muitas vezes, o franqueador oferece treinamentos para as primeiras equipes, além de alguns eventos esporádicos. Porém, varia de negócio para negócio. 

Mc Donalds: uma das franquias de sucesso 

Sem sombra de dúvidas, uma das franquias mais conhecidas no mundo é a rede de fast food do Mac Donalds. 

Porém, a história começa há muitos anos na cidade de San Bernardino, na Califórnia, onde os irmãos McDonald abriram um restaurante. O lugar era extremamente eficiente, com comidas rápidas e um funcionamento prático. 

Anos depois, um vendedor de máquinas de milkshake, Kroc, passou pela cidade e se interessou pelo negócio. Como resultado, nasce a parceria e a primeira franquia da rede, em 1955, na cidade de Des Plaines, Illinois. 

Mas não parou por aí. Já que Kroc continuou a abrir mais franquias. Expandindo o restaurante pelo Canadá e Estados Unidos. Inclusive, ele foi o responsável pela criação da McDonald’s Corporation. 

Em 2018, só no Brasil, havia mais de 2200 unidades. 

Como ter uma franquia? 

Se você está interessado nesse modelo de negócio, a principal informação que deve ter é que todos os franqueados passam por um processo de seleção. 

Afinal, o franqueador não libera os direitos da sua marca para que qualquer indivíduo a use. Ainda que, no geral, não seja um processo tão burocrático assim. 

Portanto, o processo de seleção, depois de você analisar as opções e escolher a melhor para o seu perfil, consiste em entrar em contato com a empresa. 

Neste momento, confere as principais informações, incluindo os valores para a negociação. Em seguida, começa o processo de cadastro de candidatos. Geralmente, há envio de materiais, entrevistas, análises de perfil e assim por diante. 

Se aprovado, você recebe o documento do Circular de Oferta de Franquia bem como a Minuta de Contrato. Que são todos os documentos que devem ler e se ater aos detalhes antes de assinar. 

Taxas – Além do que é franquia 

Por fim, vale dizer que franqueador e franqueado passam a ter uma relação de negócios e, com ela, há custos. 

Além da taxa de franquia, aquela que você paga para abrir o negócio, há a taxa mensal ou periódica, os royalties. Essa é uma forma de pagar o dono da marca pelo uso da imagem, suporte e outros serviços que ele oferece. 

Da mesma forma, há a taxa de propaganda. Em alguns casos, essa é cobrada de forma conjunta, mas em outros é separada. Então, vale a pena conferir esses detalhes. 

Para saber mais e ficar por dentro de tudo o que deste assunto, inclusive as melhores franquias para você escolher e montar o seu negócio, não deixe de conferir a página agora: www.comprefranquia.com.br 

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