Como funciona franquia e como escolher a melhor

Tempo de leitura: 5 min

em 12 de dezembro de 2022

Se você está pensando em abrir um negócio, entender como funciona franquia e como escolher a melhor é indispensável para organizar o seu plano de ação. Assim, é possível dar o primeiro passo em direção a esse futuro, saindo da zona de conforto, onde nada acontece. 

Para isso, é preciso considerar o que diferencia esse modelo de outros, bem como o que deve avaliar antes de escolher aquela que vale a pena. Confira! 

Imagem: Freepik

Como funciona franquia 

A franquia, ou franchising, é um modelo de negócio pronto e disponível para ser copiado. Neste caso, ele é transferido para outros pontos comerciais a partir de um contrato ou autorização. 

Justamente por isso, é um modelo empresarial que funciona a partir da venda de uma licença, funcionando através de duas partes: 

Franqueador 

Esse é o responsável por criar todo aquele negócio e começar as vendas, garantindo que a marca se consolidasse no mercado. Como resultado, detém todos os direitos sobre aquele negócio. 

Portanto, é aquele que criou a marca. 

Franqueado

O franqueado é você, aquele que tem interesse em replicar aquele modelo de negócio pronto em outro lugar. 

Neste caso, dizemos que o franqueado tem o direito de uso da marca, mas não é dono dela. 

Assim, o modelo de franquia funciona através de uma parceria, onde o franqueador libera o direito de uso ao franqueado. Com isso, você tem autonomia para fazer a administração, mas deve seguir algumas regras pré-estabelecidas. 

Geralmente, essas regras são voltadas para evitar que o padrão de qualidade e funcionamento seja quebrado. 

Por exemplo, suponha que você escolha uma franquia de sorvetes gourmet. Logo, é provável que só possa comprar as massas do fornecedor principal, mas pode comprar complementos de outras marcas e parceiros. 

Quem pode abrir uma franquia? 

Imagem: Freepik

A franquia é um modelo de negócio bastante democrático, aberto para praticamente todas as pessoas. 

Sendo assim, qualquer um pode abrir a sua. Mas nem sempre o franqueador libera os direitos para todos, avaliando perfil e demais informações. Sendo direcionada para empreendedores que já pensaram em um negócio próprio ou não. 

Neste cenário, o franqueador pode ter diferentes processos de seleção, para autorizar a parceria. Frequentemente, as etapas incluem: 

  • Envio do material ao solicitante para análise; 
  • Cadastro do candidato; 
  • Análise do cadastro e referências; 
  • Realização da entrevista; 
  • Análise de perfil e processo de retirada de dúvidas; 
  • Nova entrevista, geralmente com outros setores/profissionais. 

Se o franqueado for aceito para abrir a franquia, é entregue a Circular de Oferta e a Minuta de Contrato. Nesses documentos você encontra todas as informações que precisa, incluindo regras a serem seguidas. Se as aceitar, o contrato é assinado. 

Responsabilidades: como funciona franquia

Mesmo sendo um modelo de negócio pronto, a franquia repassa responsabilidades essenciais para o franqueado. Sendo aquelas que não podem ser garantidas pelo franqueador. 

Afinal, ele pode dizer que o modelo funciona, pois já foi testado, mas apenas aquele que faz o trabalho diário, terá algum resultado. 

Neste aspecto, algumas das principais responsabilidades incluem a busca por resultados, bem como a gestão de pessoal. Esse último pensando em escolher os melhores colaboradores, com a qualificação necessária. 

Ao mesmo tempo, é de responsabilidade do franqueado seguir as normas vigentes, estipuladas em contrato, preservar o sistema e o nome da franquia e fazer toda a remuneração. 

Imagine que o franqueador é quem realiza toda a pesquisa de campo, definindo o melhor local de abertura e, com tudo pronto, você começa a operar. Dentro da rotina, é seu papel fazer as coisas funcionarem, como o padrão dos alimentos, entrega adequada, atendimento de qualidade e assim por diante. 

Porém, se escolher colaboradores que não são qualificados, e não querem se qualificar, que atendem mal e não seguem as regras, cabe a você mudar isso. 

Como escolher a melhor 

Por fim, existem algumas questões a serem avaliadas no momento de entender como funciona franquia, escolhendo a que melhor se encaixa no seu perfil e até mesmo no mercado no qual será aberta. 

Avaliação de taxas 

Para começar, sempre que você recebe os contratos e termos de uma franchising deve considerar quais são as taxas que serão cobradas, com destaque para: 

  • Taxa de franquia: se refere ao pagamento para que você possa usar a marca e que garante acesso a extras, como suporte e treinamento; 
  • Royalties: é o que mantém o direito de uso ao franqueado, sendo um percentual a partir do faturamento (mas que pode ser diferente); 
  • Fundo de propaganda: recolhimento do franqueador mensal que é destinado as campanhas de marketing e outras ações de publicidade. 

De qualquer forma, a regra é sempre conferir todos os documentos e até levar para um profissional. Entendendo completamente o cenário. 

Como funciona franquia: considerações de mercado 

Para escolher um bom negócio, é indispensável realizar uma avaliação do mercado, não considerando apenas o que já tem por ali, mas as chances de sucesso. 

Se você mora em uma cidade onde há vários locais que vendem lanches artesanais. Talvez abrir mais um não seja a melhor opção. Porém, você pode investir em algum campo escasso ou com opções ruins. Como frango frito no balde, porções, sorvetes, etc. 

A ideia é elevar as chances de lucro escolhendo uma franquia que vai encantar o público a curto e longo prazo. 

Veja diferentes modelos de negócios 

A realidade é que existem diversas franquias, muitas delas oferecendo um produto similar. Ou seja, você encontra várias redes de dentista, de um mesmo prato/comida, estética e assim por diante. 

Dessa forma, você não fica restrito a apenas uma opção, podendo conhecer as que dispõem desse formato.  

Para escolher a melhor, considere diferentes opções, compare e veja as propostas do franqueador. Considerando o modelo do negócio, custos gerais, taxas, regras e assim por diante. 

Você vai descobrir que existem opções um pouco mais liberais, que permitem maior independência, e outras que são totalmente tradicionais, exigindo que as ordens sejam cumpridas de forma sólida. 

Da mesma maneira, é uma forma de considerar diferentes opções de negócios. Desde uma unidade pequena, até uma empresa que exige um grande espaço. 

E se quiser saber tudo sobre franquias, aproveite para conferir os demais posts aqui do nosso portal e comece a considerar como o seu futuro pode crescer exponencialmente com um passo!

Acesse: https://comprefranquia.com.br/

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade