5 formas de fidelizar clientes

Tempo de leitura: 4 min

em 13 de fevereiro de 2023

Entender as melhores maneiras de fidelizar clientes e transmitir isso para todos os membros e equipes é essencial para manter antigos e novos compradores indo a sua loja.

Entretanto, mesmo que seja algo essencial, isso está longe de ser considerado algo simples e é um dos tendões de Aquiles das organizações.

Para lhe ajudar a passar por esse percurso, neste post, apresentaremos algumas maneiras de você se aproximar ainda mais dos seus potenciais clientes e fidelizá-lo.

Vamos lá?

5 formas de fidelizar clientes

1 – Surpreenda o consumidor:

mimos para clientes

Poucas pessoas não gostam de receber algum tipo de surpresa, não é mesmo? Mesmo que seja algo simples, é sempre muito bem recebido os famosos mimos.

Entender o que os seus clientes gostam e se sentem bem, é uma ótima maneira de desenvolver uma estratégia que seja capaz de surpreendê-lo.

Por se tratar de uma franquia, eles recebem o padrão de atendimento e qualidade de produto, mas, é possível surpreendê-lo ainda mais, oferecendo algo especial.

Neste caso, não é possível realizar a mesma atividade para todos os clientes, mas, você pode focar em alguns casos.

Clientes que oferecem maior valor ao seu negócio, por exemplo, podem receber esses mimos, para que o estimule a indicar a marca para outras pessoas.

2 – Ofereça um atendimento excelente:

atendimento de qualidade

Outra maneira de você conseguir fidelizar clientes é oferecendo um trabalho de marca focado no consumidor.

Para isso, o atendimento precisa ser, antes de mais nada, de primeira, abordando sempre as necessidades e tentando contribuir de alguma maneira para resolver o problema que ele está tentando resolver.

Um dos aspectos que pode deixar o seu atendimento personalizado e de qualidade é a integração de comunicação e vendas entre as franquias.

O atendimento é um dos pontos de mais atenção, pois, é uma das coisas que fazem mais diferença entre as franquias.

Quando o atendimento não é padronizado, logo de cara o cliente começa a avaliar a possibilidade de visitar somente uma loja ao invés de várias lojas da mesma franquia.

Isso tende a acontecer porque o atendimento não é padronizado e o cliente passa a ter preferência de locais.

Assim, mesmo que ele passe por outra loja, ele pode acabar optando por não comprar para poder comparecer somente onde ele tem um atendimento melhor.

Portanto, treinar a sua equipe para que todos mantenham o atendimento padronizado e assim, oferecer a melhor experiência ao seu público.

3 – Foque em uma experiência humanizada:

atendimento humanizado

A cada dia que passa o mundo se torna mais digital, onde as pessoas sentem o processo menos humanizado, afinal de contas, para realizar diversas atividades ele precisa falar com robôs e não mais com pessoas.

Entretanto, enquanto algumas empresas pensam desta forma, a sua marca precisa se diferenciar e oferecer um toque mais humanizado.

Um dos exemplos mais interessantes é a facilidade de se comunicar com o cliente por telefone depois de uma compra, perguntando se está tudo bem.

Caso a pessoa efetue uma compra grande na sua loja, por exemplo, seja ela física ou online, você pode enviar uma carta ou um mimo extra para saber que havia alguém preparando o produto para ele.

Esse tipo de retorno não apenas ajuda a fortalecer a marca, ela também é capaz de fortalecer o boca a boca, trazendo mais clientes.

Um e-commerce americano de meias chamado John’s Crazy Socks, decidiu aplicar essa estratégia para começar a escrever uma carta a mão e incluir bombons e doces no embrulho.

O resultado? A empresa viu a taxa de retorno dos clientes subir acima de 2.000%.

4 – Crie uma comunidade ao redor da sua marca:

Conseguir gerar uma comunidade ao redor da marca é fundamental para aumentar o engajamento e a taxa de retorno dos clientes.

Um bom exemplo deste sentido de comunidade é a Nike. Ela oferece aos seus clientes a comunidade de pessoas que estão sempre correndo, cuidando da saúde.

Facilmente, em um ambiente de caminhada ou corrida, você é capaz de identificar outras pessoas da comunidade Nike vestindo tênis com o slogan da marca

Para fazer com que a comunidade seja criada, mostre os valores da empresa e como eles são aplicados no dia a dia.

Nike/Divulgação

Além disso, você consegue oferecer à comunidade uma camiseta, uma pulseira caso seja uma marca de desenvolvimento pessoal e outros itens.

É muito importante que você tenha uma comunidade, pois, as chances de você diminuir os gastos para novos clientes e nova compra dos antigos são bem menores.

Ao ver a sua marca, as pessoas irão se lembrar dela e lembrarão que gostam do produto. Isso vai fazer você cativar mais seus clientes e gerar melhores resultados de fidelização.

5 – Ofereça motivos para os seus clientes voltarem:

Por fim, para fidelizar clientes, é preciso oferecer sempre um bom motivo para ele voltar.

O primeiro contato do cliente com a marca é essencial e é um dos fatores que ele leva em consideração ao avaliar se volta ou não a comprar na sua empresa.

Entretanto, mesmo que ele esteja sempre voltando a comprar produtos da sua marca, não esqueça de tornar todas as experiências a sensação de uma primeira vez.

Ofereça ofertas em troca de indicações para que eles não somente voltem e fidelizem, mas também tragam alguém com ele.

Além disso, você pode oferecer um programa de fidelidade para que ele vá ganhando descontos conforme vá comprando.

O programa de fidelidade precisa envolver coisas que interessam o cliente e não a você, ok?

Além disso, é importante que passe o sentido de diversão no programa, para que ele se sinta sempre animado para completar uma atividade ou ganhar pontos para ser premiado logo.

São muitas as empresas que realizam esse programa de fidelidade, principalmente, os negócios de comida.

Você conhece mais alguma forma de fidelizar clientes? Deixe aqui nos comentários!

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