As dicas para ter mais lucro no seu negócio servem como base de mudança para que sua empresa cresça de forma sólida, evitando erros que possam comprometer o futuro. Bem como as expectativas.
Pensando nisso, aqui separamos alguns passos que você pode começar a dar agora mesmo, pensando a longo prazo e de forma estratégica. Lembre-se que o objetivo não é lucrar apenas nos próximos dias, mas manter isso por meses e anos. Confira!
1) Entenda o que é lucro, investimento e gasto
A princípio, uma regra básica dos negócios é entender que existem diferenças básicas entre termos essenciais. Logo, podemos destacar:
- Gasto: tudo aquilo que sai da conta, seja essencial ou não, como conta de energia e com departamento;
- Investimento: dinheiro associado ao gasto, mas voltado para objetivos de crescimento, ampliação, fidelização de clientes, etc;
- Lucro: é o montante que “sobre” de tudo aquilo que você ganhou, eliminando os gastos e investimentos.
Portanto, se você tem uma franquia de frango frito no balde, possuindo um total de R$ 2 mil em contas e R$ 4 mil em ganhos. Significa que R$ 2 mil são gastos, R$ 2 mil são lucros. Porém, dentro desse lucro, há o valor que será retirado para reinvestir. Como em ações de marketing, propagandas em comércios locais, parcerias e mais.
Entender e delimitar todos esses valores é indispensável para o sucesso, evitando que você gaste mais do que deveria, invista em ações que não terão retorno ou mesmo que ache que o lucro é tudo aquilo que entrou no caixa.
Dessa forma, tenha uma boa planilha de negócios e a mantenha sempre atualizada.
Dica de ouro
Uma dica especial que cabe aqui é: reduza os gastos desnecessários e defina seu público-alvo.
Logo, você poderá investir em ações que terão maior retorno e segmentar campanhas ou trabalhos, para atingir quem realmente vai trazer mais lucro para a sua empresa.
2) Lucro: comece a vender soluções
Uma das melhores dicas para vender mais é mudar a perspectiva.
Para isso, é indispensável entender que a história do mundo mudou ao longo das últimas décadas. Sendo assim, inicialmente, as vendas mais agressivas funcionavam para o público.
Afinal, existia uma escassez de produtos e serviços, tudo era novidade ou muito exclusivo, difícil de acessar. Hoje, não é mais assim.
Principalmente com o advento da tecnologia, o acesso a tudo ficou mais fácil. Incluindo a produtos e serviços que antes eram difíceis de encontrar. Logo, com poucos cliques, você encontra, escolhe e compra.
Por isso, ao invés de focar em oferecer algo para o seu público, a recomendação é oferecer uma solução ou mesmo um resultado.
Você não vai vender marmitas prontas porque o cliente tem fome, ele já sabe disso. Então, venderá a facilidade, sabor, o “estar pronto em 5 minutos” ou mesmo o “não precisar parar o que está fazendo”.
Na prática, a ideia é vender aquilo que vai tornar a vida do seu cliente mais fácil e, para isso, você precisa conhecer e segmentar o seu público-alvo.
Uma dica interessante que cabe aqui é: ofereça mais de uma solução para o seu cliente, bem como produtos complementares. Isso auxilia na tomada de decisão, principalmente na hora de comparar.
3) Invista em tecnologias que otimizem o trabalho
Muitas vezes, quando pensamos em ter mais lucros, consideramos que o foco é unicamente reduzir gastos. E isso realmente é interessante.
Porém, é preciso pensar a longo prazo, considerando o que pode fazer a diferença nos próximos meses ou mesmo semanas.
Neste cenário, o investimento em novas tecnologias auxilia no processo de ordem, evita erros, combate a escassez (que pode levar a redução nas vendas) e permite que você se dedique a outras tarefas.
Por exemplo, se você possui um sistema de gestão financeira, elimina o uso de planilhas e caderninhos. Ou seja, não precisa se preocupar em lembrar de anotar, guardar ou evitar a perda daquele item. Tudo está salvo e funcionando no automático.
Não seja aquela pessoa anti-tecnologia…
A longo prazo, isso traz novas perspectivas, para reduzir custos, bem como aumentar a margem dos seus lucros.
Outras tecnologias incríveis incluem o autoatendimento, checklist digital, automação, sistemas de pedidos automáticos (incluindo os apps) e assim por diante.
Avalie o que funcionará melhor para o seu negócio e invista.
4) Foque em um desenvolvimento contínuo e melhorado
Independentemente do local onde o seu negócio está, inclusive online, manter-se em desenvolvimento é fundamental.
Em síntese, todas as coisas mudam: seus objetivos, lucros, públicos, mercado, etc.
Portanto, não faz sentido manter exatamente o mesmo negócio, da mesma maneira, por vários anos consecutivos. A sua empresa precisa evoluir.
Pensando em uma franquia, isso fica mais simples. Já que existem padrões de qualidade e funcionamento, estudos de campo e mais. Sendo que você tem acesso a tudo isso, ficando com a parte da implantação.
Ao mesmo tempo, é preciso desenvolver essa estrutura de forma funcional, apresentando a ideia ao público, divulgando e evitando a perda de qualidade nos processos.
Com isso em mente, avalie maneira de priorizar mais o atendimento, preparar os estoques para cada fase, ampliar a carteira de clientes, ter estratégias de fidelização e assim por diante.
Tudo isso vai impulsionar o crescimento do seu negócio, consolidando-o no mercado e garantindo que os lucros cresçam. Aqui também inclui a gestão de pessoas, sejam colaboradores ou fornecedores.
E, se estiver inadimplente, busque formas de reorganizar as finanças. Sejam através de novos acordos ou mantendo os antigos. Considerando o que é mais viável para aquele momento. Mas sem tomar decisões bruscas ou que comprometam a empresa.
5) Lucros online: um novo mundo de possibilidades
Por fim, uma das dicas para ter mais lucro no seu negócio é investir no meio online, que está sempre em expansão.
Na prática, isso significa ter diferentes abordagens, como:
- Presença nas redes sociais;
- Criação de uma autoridade online para o seu negócio;
- Pedidos e atendimentos online;
- Engajamento com o público;
- Criação de espaços para divulgação;
- Novas formas de fazer marketing/campanhas, etc.
Ou seja, não se atenha unicamente ao seu negócio físico, mesmo que ele seja a principal fonte de renda. Ter uma presença online fortifica a empresa e garante um crescimento mais sólido.
Além do mais, é nesse espaço que você consegue segmentar mais facilmente o público, realiza perguntas, divulga novos produtos, encanta e cria uma comunidade.
Enfim, se quiser mais saber, não deixe de acompanhar os posts do nosso portal Compre Franquia para mais informações e dicas sobre empreendedorismo e Franchising!
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