5 dicas para ter mais lucro

Tempo de leitura: 5 min

em 26 de novembro de 2022

As dicas para ter mais lucro no seu negócio servem como base de mudança para que sua empresa cresça de forma sólida, evitando erros que possam comprometer o futuro. Bem como as expectativas. 

Pensando nisso, aqui separamos alguns passos que você pode começar a dar agora mesmo, pensando a longo prazo e de forma estratégica. Lembre-se que o objetivo não é lucrar apenas nos próximos dias, mas manter isso por meses e anos. Confira!

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Imagem: Freepik

1) Entenda o que é lucro, investimento e gasto

A princípio, uma regra básica dos negócios é entender que existem diferenças básicas entre termos essenciais. Logo, podemos destacar: 

  • Gasto: tudo aquilo que sai da conta, seja essencial ou não, como conta de energia e com departamento; 
  • Investimento: dinheiro associado ao gasto, mas voltado para objetivos de crescimento, ampliação, fidelização de clientes, etc; 
  • Lucro: é o montante que “sobre” de tudo aquilo que você ganhou, eliminando os gastos e investimentos. 

Portanto, se você tem uma franquia de frango frito no balde, possuindo um total de R$ 2 mil em contas e R$ 4 mil em ganhos. Significa que R$ 2 mil são gastos, R$ 2 mil são lucros. Porém, dentro desse lucro, há o valor que será retirado para reinvestir. Como em ações de marketing, propagandas em comércios locais, parcerias e mais. 

Entender e delimitar todos esses valores é indispensável para o sucesso, evitando que você gaste mais do que deveria, invista em ações que não terão retorno ou mesmo que ache que o lucro é tudo aquilo que entrou no caixa. 

Dessa forma, tenha uma boa planilha de negócios e a mantenha sempre atualizada. 

Dica de ouro 

Uma dica especial que cabe aqui é: reduza os gastos desnecessários e defina seu público-alvo. 

Logo, você poderá investir em ações que terão maior retorno e segmentar campanhas ou trabalhos, para atingir quem realmente vai trazer mais lucro para a sua empresa. 

2) Lucro: comece a vender soluções

Uma das melhores dicas para vender mais é mudar a perspectiva. 

Para isso, é indispensável entender que a história do mundo mudou ao longo das últimas décadas. Sendo assim, inicialmente, as vendas mais agressivas funcionavam para o público.

Afinal, existia uma escassez de produtos e serviços, tudo era novidade ou muito exclusivo, difícil de acessar. Hoje, não é mais assim.

Principalmente com o advento da tecnologia, o acesso a tudo ficou mais fácil. Incluindo a produtos e serviços que antes eram difíceis de encontrar. Logo, com poucos cliques, você encontra, escolhe e compra. 

Por isso, ao invés de focar em oferecer algo para o seu público, a recomendação é oferecer uma solução ou mesmo um resultado. 

Você não vai vender marmitas prontas porque o cliente tem fome, ele já sabe disso. Então, venderá a facilidade, sabor, o “estar pronto em 5 minutos” ou mesmo o “não precisar parar o que está fazendo”. 

Na prática, a ideia é vender aquilo que vai tornar a vida do seu cliente mais fácil e, para isso, você precisa conhecer e segmentar o seu público-alvo. 

Uma dica interessante que cabe aqui é: ofereça mais de uma solução para o seu cliente, bem como produtos complementares. Isso auxilia na tomada de decisão, principalmente na hora de comparar. 

3) Invista em tecnologias que otimizem o trabalho 

Muitas vezes, quando pensamos em ter mais lucros, consideramos que o foco é unicamente reduzir gastos. E isso realmente é interessante. 

Porém, é preciso pensar a longo prazo, considerando o que pode fazer a diferença nos próximos meses ou mesmo semanas. 

Neste cenário, o investimento em novas tecnologias auxilia no processo de ordem, evita erros, combate a escassez (que pode levar a redução nas vendas) e permite que você se dedique a outras tarefas. 

Por exemplo, se você possui um sistema de gestão financeira, elimina o uso de planilhas e caderninhos. Ou seja, não precisa se preocupar em lembrar de anotar, guardar ou evitar a perda daquele item. Tudo está salvo e funcionando no automático.

Não seja aquela pessoa anti-tecnologia…

A longo prazo, isso traz novas perspectivas, para reduzir custos, bem como aumentar a margem dos seus lucros. 

Outras tecnologias incríveis incluem o autoatendimento, checklist digital, automação, sistemas de pedidos automáticos (incluindo os apps) e assim por diante. 

Avalie o que funcionará melhor para o seu negócio e invista. 

4) Foque em um desenvolvimento contínuo e melhorado 

Independentemente do local onde o seu negócio está, inclusive online, manter-se em desenvolvimento é fundamental. 

Em síntese, todas as coisas mudam: seus objetivos, lucros, públicos, mercado, etc. 

Portanto, não faz sentido manter exatamente o mesmo negócio, da mesma maneira, por vários anos consecutivos. A sua empresa precisa evoluir. 

Pensando em uma franquia, isso fica mais simples. Já que existem padrões de qualidade e funcionamento, estudos de campo e mais. Sendo que você tem acesso a tudo isso, ficando com a parte da implantação. 

Ao mesmo tempo, é preciso desenvolver essa estrutura de forma funcional, apresentando a ideia ao público, divulgando e evitando a perda de qualidade nos processos. 

Com isso em mente, avalie maneira de priorizar mais o atendimento, preparar os estoques para cada fase, ampliar a carteira de clientes, ter estratégias de fidelização e assim por diante. 

Tudo isso vai impulsionar o crescimento do seu negócio, consolidando-o no mercado e garantindo que os lucros cresçam. Aqui também inclui a gestão de pessoas, sejam colaboradores ou fornecedores.  

E, se estiver inadimplente, busque formas de reorganizar as finanças. Sejam através de novos acordos ou mantendo os antigos. Considerando o que é mais viável para aquele momento. Mas sem tomar decisões bruscas ou que comprometam a empresa. 

Imagem: Freepik

5) Lucros online: um novo mundo de possibilidades 

Por fim, uma das dicas para ter mais lucro no seu negócio é investir no meio online, que está sempre em expansão. 

Na prática, isso significa ter diferentes abordagens, como: 

  • Presença nas redes sociais; 
  • Criação de uma autoridade online para o seu negócio; 
  • Pedidos e atendimentos online; 
  • Engajamento com o público; 
  • Criação de espaços para divulgação; 
  • Novas formas de fazer marketing/campanhas, etc. 

Ou seja, não se atenha unicamente ao seu negócio físico, mesmo que ele seja a principal fonte de renda. Ter uma presença online fortifica a empresa e garante um crescimento mais sólido. 

Além do mais, é nesse espaço que você consegue segmentar mais facilmente o público, realiza perguntas, divulga novos produtos, encanta e cria uma comunidade. 

Enfim, se quiser mais saber, não deixe de acompanhar os posts do nosso portal Compre Franquia para mais informações e dicas sobre empreendedorismo e Franchising!

Leia também: 5 dicas para ser mais produtivo

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