Empreender é o sonho de bastante gente, pesquisas apontam que cerca de 80% dos brasileiros sonham em ter um negócio próprio.
Porém, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe exatamente por onde começar…
Então, fica a pergunta no ar: como montar um negócio do zero?
É sobre isso que vou falar aqui nesse post, então fica até o final!
Montar um negócio do zero: Defina o negócio
O primeiro passo é identificar que tipo de negócio você vai começar, e pra isso, meu conselho é o mais simples possível: procure um negócio que você goste ou se identifique!
Afinal, começar a empreender na grande maioria das vezes quer dizer que você quer ter mais tempo, liberdade e qualidade de vida, mas antes de conseguir alcançar tudo isso, você vai ter que trabalhar bastante, e se você tiver que pensar 24 horas em algo que não tem afinidade isso pode ser uma tortura terrível!
Mas se você ainda tem dúvidas de qual sua maior afinidade, eu recomendo um exercício Japonês, chamado IKIGAI, esse exercício pode ajudar os indecisos e indecisas.
Montar um negócio do zero: Plano de negócios
Agora você já pode partir pra algo mais um pouco mais prático: o plano de negócios!
Tendo o rumo que quer tomar em mente fica mais fácil de estruturar um planejamento teórico de como será o seu negócio.
Não é um bixo de sete cabeças como muitos pensam, pra facilitar sua jornada, pesquisa bastante sobre o tema, procure por livros, eles são mais barato do que cursos, e tem um conhecimento enorme inserido neles!
Montar um negócio do zero: Espionagem
Se você já tem um plano de negócios, nem que seja um rascunho dele, já pode pensar em algo muito importante! Benchmarking.
O Benchmarking nada mais é do que se aprofundar em pesquisas sobre a concorrência (ou algo mais similar possível), é quase como brincar de detetive, e tentar descobrir o maior número de informações possíveis sobre esses negócios.
Isso vai te ajudar a aprimorar suas estratégias frente aos seus novos desafios, sua missão é encontrar as forças e fraquezas dos outros, e fazer o seu melhor!
Montar um negócio do zero: Público Alvo
Aqui é a hora de definir com muitos detalhes o seu público alvo.
O público alvo é o “tipo” de pessoa que você vai atender, você pode definir classe social, gênero, idade, geolocalização…
Além disso existe um passo além, chamado “persona”.
A persona é um pouco mais refinado, aqui você cria uma espécie de personagem, dá um nome, pensa nos seus hábitos, rotinas, interesses, gosto musical…
Quanto mais específico melhor, assim você poderá dirigir muito melhor a sua comunicação a quem realmente importa.
Vale lembrar que aqui você pode encontrar um bom parceiro de marketing, ou fazer sozinho no começo e depois afinar melhor.
Montar um negócio do zero: Parcerias
Faça parcerias!
“Sozinho você chega mais rápido, mas acompanhado você chega mais longe”.
– Flávio Augusto
O conceito de parcerias é utilizar do “ganha-ganha”, parcerias estratégicas podem render ótimos resultados, inclusive certas permutas no começo já que você está começando um negócio do zero.
Mas vale lembrar que é sempre bom verificar se os seus princípios estão alinhados com os da parceria.
Montar um negócio, sem ser do zero: Invista em uma franquia
Uma outra forma de montar um negócio é investir em uma franquia.
Dessa forma você já recebe todos os passos prontos, um planejamento, know-how e treinamentos para começar com o pé direito!
Uma franquia é a forma mais segura de começar a empreender!
Pesquisas apontam que apenas 15% dos 80% das empresas que fecham no 5 primeiros anos são franquia, ou seja, seu risco diminui, e muito!
Temos um artigo aqui no blog só explicando as vantagens de investir em uma franquia, confira.
Para saber mais sobre franquias, você pode mandar mensagem aqui no site, ou visitar o meu perfil no Intagram: @marcos.mendesjr e me mandar um direct lá 🙂
Até o próximo post!
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