5 motivos para comprar uma franquia em 2023

Tempo de leitura: 5 min

em 2 de janeiro de 2023

Nesse post, separamos os principais motivos para comprar uma franquia em 2023 e investir em um modelo de negócio pronto para ser colocado em prática. 

Afinal, é essencial entender por que exatamente essa opção é interessante visando lucros, estabilidade e futuro. Inclusive, vale dizer que o setor faturou só em 2021 mais de R$ 185 bilhões. 

1) Marca já reconhecida no mercado 

Um dos principais pilares das franquias, que trazem diversos empreendedores para tal investimento, é a possibilidade de atuar em um mercado já consolidado. Ou seja, que as pessoas já conhecem e confiam.

Em resumo, sempre que um novo negócio se inicia, é preciso tempo para trabalhar o marketing e garantir reconhecimento. Já que as pessoas podem demorar algum tempo para entender exatamente o que a sua empresa oferece. 

Porém, ao escolher uma franquia, a marca já fez esse processo e, com isso, o público já é capaz de identificar a marca, produtos, serviços e assim por diante. 

Ou seja, você pula uma das principais e mais difíceis etapas de começar um negócio. Envolvendo a divulgação e a conquista do principal público-alvo.

Ao mesmo tempo, essas empresas continuam investindo nessas ações de publicidade, já que entendem ser um trabalho contínuo. Como resultado, a marca continua crescendo, atingindo novos públicos. 

Então, você tem um negócio diferenciado e o público percebe isso rapidamente. 

2) Franquia em 2023: o tempo de implantação é menor 

Sempre quando pensamos em negócio, uma das dúvidas que surgem é: quanto tempo demora para começar a funcionar e dar lucros? 

Afinal, você se projeta para um investimento, precisa seguir com processos diferenciados, se preparar para o atendimento com o público e assim por diante.

Dessa forma, a franquia traz a vantagem de uma estrutura padronizada e pronta para ser replicada. Com isso, existem passos pré-definidos, fornecedores prontos para o atendimento, profissionais para auxiliar em treinamentos, entre outras questões. 

Tudo isso reduz o tempo de implantação. Logo, você pode investir e abrir o seu negócio mais rapidamente, facilitando o processo de abertura e, consequentemente, de lucros. 

Inclusive, a franquia facilita o processo de auxílio das licenças. Que geralmente leva tempo e é burocrático. 

Aqui é válido destacar um levantamento da ABF, que mostra um índice comparando franquias e outros negócios. Conforme os dados, as franquias têm uma taxa menor de fechamentos. Ou seja, é um modelo mais seguro. 

3) Custos e métodos estimados 

Abrir um negócio significa dar os primeiros passos em direção a um investimento futuro. Porém, nem sempre é fácil prever tudo o que será gasto ali. 

Dessa forma, os custos podem começar com as questões burocráticas, contratos e locações, mas também envolve a busca por fornecedores e parceiros, publicidade, instalações, etc. 

Com as franquias, os custos são estimados. Assim, você sabe de antemão quanto provavelmente vai gastar, valor da Circular de Oferta (COF), maquinário, licenças e outros investimentos. 

Frequentemente, por ter todas essas informações e pelas parcerias, é possível reduzir os custos de forma significativa, além de ter maior poder de negociação. Afinal, por ser um negócio já consolidado, há uma confiança maior na empresa. 

Vale destacar que essa previsão de custos também é essencial para quem busca um empréstimo. A vantagem é que os bancos e financeiras tendem a valorizar mais esses modelos prontos, ofertando créditos mais vantajosos.

4) Produtos e serviços testados na sua franquia em 2023

Entre as dúvidas dos empreendedores, uma das principais incluem: como fazer para convencer o cliente sobre as produções que você está tentando vender? 

Afinal, imagine que você vai abrir um restaurante do zero. É preciso tempo para criar receitas, saber exatamente quais temperos usar, testar o que os clientes gostam e mais. Portanto, são coisas que levam tempo, tanto para começar a funcionar quanto para que a sua marca seja criada. 

Por outro lado, as franquias trabalham com produtos e serviços já avaliados e testados. Ou seja, tudo pronto para ser consumido/usado. 

Aqui também vale destacar o know how, comum na maior parte das franquias. 

Basicamente, o know how se refere ao processo dos franqueadores (que detém o direito da marca) em oferecer treinamentos e orientações quanto ao processo de funcionamento, produção e meios de garantir uma maior rentabilidade. 

Tudo isso fará total diferença no seu investimento, elevando as chances de sucesso.  

5) Mais vantagens para escolher uma franquia em 2023 

Por fim, separamos alguns outros motivos para comprar uma franquia no próximo ano e escolher esse modelo de negócio como sua melhor alternativa de sucesso financeiros e crescimento profissional. 

Assim, o primeiro tópico a ser destacado é o marketing personalizado. 

Em suma, as franquias possuem equipes especialistas que trabalham produzindo campanhas para redes sociais, artes, cronogramas anuais e mais. Assim, você tem a sua disposição um plano pronto. 

Com isso, além de não precisar se preocupar em contratar uma equipe de produção, tem a qualidade da marca e pode investir mais em outros recursos. 

O segundo tópico se refere a gestão. 

Na prática, mesmo com esse modelo e padrão a ser seguido, você ainda tem alguma autonomia no quesito de gestão, para fazer as contratações e alterações internas de pessoal. 

Isso permite trabalhar com os melhores talentos, contratar novos profissionais e treinar cada um a partir das necessidades da empresa. 

Além disso, é comum que algumas franquias disponibilizem pessoas para conferir atendimento e funcionamento, avaliar possíveis melhorias e discutir tudo isso com você. 

O terceiro tópico são os fornecedores. Já que as franquias podem ter listas homologadas de pessoas que realizam a venda de produtos mais confiáveis. Principalmente dos produtos chefes/principais, de embalagens e mais. 

Isso significa que você não precisará passar horas e dias pesquisando pessoas e ainda confere um custo-benefício mais interessante. 

Enfim, a franquia também é quem cria os novos produtos. Ou seja, está sempre lançando novidades que acompanham as tendências do mercado considerando o que o público quer comprar. 

Dessa forma, as chances de as novidades terem uma boa aceitação são maiores, garantindo maiores previsões de lucros e redução de falhas ou refeição.

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