Explicando o sucesso da franquia Cacau Show

Tempo de leitura: 5 min

em 26 de agosto de 2022

Quer entender por que a franquia cacau show faz tanto sucesso? Então se prepare, pois, aqui iremos revelar o segredo.

Considerado uma das empresas de maior sucesso do Brasil e do mundo, o negócio de Alexandre Costa é líder no mercado de chocolates. Mas, como a empresa conseguiu tanto sucesso?

Vamos descobrir…

Como a franquia Cacau Show nasceu?

A franquia da Cacau Show nasceu quando Alexandre tinha 17 anos, mas, ele recebeu a inspiração para se tornar empreendedor de sua mãe, que era uma vendedora “porta a porta”.

Como dono da Cacau Show, depois que seus pais decidiram descontinuar o negócio, ele pegou emprestado US$ 500 de um tio e conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas, o que gerou de presente dos pais, um Fusca Branco 1978.

Para não deixar os clientes insatisfeitos, ele então procurou alguém para ajudá-lo a preparar os ovos, comprando todos os ingredientes necessários e em 3 dias, finalizaram as entregas.

Ao notar esse problema na demanda, percebeu que não havia empresas que oferecessem bons produtos no mercado de chocolates artesanais.

Foi então que decidiu abrir a sua primeira loja física, em 2001, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

Em 2004 a empresa entrou em um plano de expansão sustentado por franquias, com média de 25 lojas inauguradas por mês até 2009.

Desde 2008 a franquia é vista como a maior rede de franquias de chocolates finos do mundo, com mais de 2 mil lojas abertas.


Imagem: Divulgação

Por que a franquia cacau show faz tanto sucesso?

1 – Encantar o cliente:

Uma das maiores premissas da franquia Cacau Show é o fato de ela focar em encantar os seus clientes.

Desde o primeiro minuto a empresa foca em apresentar um atendimento personalizado, um produto com preço acessível, mas de alta qualidade.

Assim, a partir de um bom atendimento e um bom produto, a empresa mostra aos seus clientes o quanto de amor está colocando ali.

Com as experiências positivas, é claro que o cliente se torna fiel à marca.

2 – Inovação:

Nenhuma empresa que para no tempo consegue se manter consistente aos longos dos anos, principalmente com o avanço tecnológico que o mundo passa hoje.

Assim, oferecer produtos que apresentam inovação, com qualidade, faz com que os clientes atuais indiquem a outros, pois, há sempre algo novo a se apreciar.

Inicialmente as inovações podem parecer ideias arrojadas demais, entretanto, não se pode deixar de surpreender sempre os seus clientes.

3 – Ouça o que os clientes estão falando:

Não existe negócio sem clientes e para você manter um bom negócio tanto tempo aberto, no caso da Cacau Show, desde 1988, é necessário ouvir o que os clientes têm a dizer.

A mudança ajuda na inovação, pois, o processo de encantamento, o cuidado com o produto e a maneira de realizar as vendas precisam avançar, pois, os clientes também mudam.

Nada melhor do que os seus próprios clientes dizendo o que é preciso melhorar para que ele volte a comprar, não é mesmo?

Ter esse feedback direto da fonte vai lhe trazer melhores ideias de como fazer diferente, mas sem perder os valores do negócio.

4 – Não invente a roda, mas seja diferente dos concorrentes:

Uma das coisas que mais diferencia a Cacau Show dos concorrentes é que a empresa focou em vender produtos de alta qualidade, mas por um preço muito menor.

Assim, a empresa passou a atrair o público que considera que chocolate artesanal era para a elite, a classe C.

5 – Disciplina:

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Aos 17 anos, Alexandre Costa recebeu o pedido 2 mil ovos de Páscoa e, vendo que não poderia cumprir com a entrega, ele reavaliou os seus horários e passou a realizar uma jornada de 17 a 18 horas de trabalho por dia.

6 – Cuidado com o dinheiro:

Para conseguir entregar o pedido de 2 mil ovos, Alexandre precisou pedir US$ 500 emprestado, sendo o único investimento realizado na empresa.

Depois disso, ele passou a reinvestir o lucro que obtinha para poder crescer, sem solicitar nenhum outro tipo de empréstimo.

A ideia é que você não se deixe levar pelo aumento do caixa da empresa para poder realizar os seus sonhos pessoais, que precisam ficar de lado nos primeiros meses e anos da empresa.

Portanto, não seja um empreendedor que se deixe seduzir pelos primeiros lucros e esqueça de reinvestir, pois, o caminho pode se tornar mais complicado do que realmente é.


Imagem: Divulgação

7 – Tenha um produto inicial de atração:

Sabendo que precisava conquistar os primeiros clientes com a explosão das franquias, Alexandre considera a venda de 3 trufas por R$ 5, em 2010 como uma apresentação inicial da empresa.

Assim, ao ver que o produto pode ser de qualidade, o atendimento de primeira em uma loja com estrutura premium especializada.

A partir do primeiro atendimento o cliente perde o medo da loja e entende mais o conceito do que eles pretendem, assim, passam a voltar sempre.

8 – O produto precisa ser vendido sempre:

Se a Cacau Show focasse somente em março e abril, período das vendas de ovo de Páscoa, certamente a empresa não teria o sucesso que tem hoje.

Diante disso, entender os produtos que você oferece e compreender que eles precisam ser comprados pelos clientes todo o ano é fundamental para manter o negócio aberto.

Assim, a empresa oferecia produtos além do ovo de Páscoa como cestas, trufas e cafés.

A ideia é que o cliente volte sempre e não apenas em um período do ano. Manter o cliente ligado na empresa e comprando as tendências é essencial para as redes de franquia.

Agora que você sabe o que torna a franquia Cacau Show um dos maiores sucessos do mundo, está mais que na hora de desenvolver essa estratégia dentro do seu negócio, né?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha agregado para você aumentar os seus lucros e se tornar um sucesso dentro do seu setor!

Até o próximo post!


Veja outro case de sucesso:
Por que a franquia McDonald’s faz tanto sucesso? 7 fatos curiosos sobre o sucesso dessa empresa

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1 Comentário

  • Humberto disse:

    É muito inspiradora esta estória do Alé Costa. Chocolate é um negócio muito sazonal, varejo de presente é sazonal em geral, mas chocolate é extremamente. Lançar sempre novos produtos, testar tendências e trabalhar muito em custo, qualidade, inovação e atendimento é a receita da CS que vem dando certo. Tenho um blog sobre chocolate e Cacau Show, o link é https://www.cacauzinha.com/blog.

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