Por que a franquia McDonald’s faz tanto sucesso? 7 fatos curiosos sobre o sucesso dessa empresa

Tempo de leitura: 5 min

em 27 de junho de 2022

Hoje, não há sombra de dúvida que a franquia McDonald ‘s é uma das maiores do mundo, não é? Mas, como a empresa chegou ao que é hoje, você sabe?

Bom, neste post, apresentaremos para você SETE fatos curiosos sobre o sucesso dessa empresa.

Vamos começar?

franquia mcdonalds

7 fatos curiosos sobre o sucesso do McDonald’s

#1 – Todo o processo inclui tarefas simples e repetitivas:

Para se tornar uma franquia do tamanho que é hoje e manter a qualidade do produto, independente do McDonald ‘s que você frequenta, foi preciso dividir todas as funções em tarefas simples, mas repetitivas.

Batizaram a ideia de “sistema revolucionário” e aplicaram o princípio da empresa de fast-food chamando-a ‘Speedee Service System’.

A ideia era criar alimentos de maneira rápida, barata e que fosse consistente para poder multiplicar em outras lojas e foi justamente isso que fizeram.

Por uma taxa única você conseguiria comprar cópias dessa lanchonete, com os arcos dourados e um treinamento de uma semana, onde era apresentado uma descrição de 15 páginas do “Speedee Service System”.

Depois do treinamento era cada um por si.

#2 – O produto estrela:

O primeiro hambúrguer criado no McDonald ‘s custava US$ 0,15 e era um grande sucesso.

Para conseguir obter lucros, os irmãos Donalds contrataram 20 garçons que atendiam os clientes vestindo patins e entregando o pedido do carro, agilizando o processo.

Com o lucro aumentando e o sucesso do restaurante, a clientela aumentou, o que fez com que os irmãos fechassem o local por alguns meses.

A ideia não era parar de trabalhar ali, mas sim para investir em uma produção mais rápida dos lanches, o que mencionei no item 1.

Com o sistema reorganizado, a empresa começou a oferecer somente os produtos que geravam sucesso na empresa como:

  • Batatas fritas;
  • Hambúrgueres;
  • Milk Shakes.

O negócio se tornou ainda mais rentável, trazendo pessoas de outras cidades para conhecer o local.

#3 – A inovação para o conceito de franquia que temos hoje:

franquia mc donald's

A ideia dos primeiros donos, Dick e Mac Donalds não era dividir com os outros restaurantes da “franquia” o mesmo cardápio ou mesmo o nome.

Na verdade, quando a primeira pessoa disse que também ia se chamar McDonald ‘s, Dick falou “Por que diabos?”.

Foi em meio a esse cenário que surgiu o revolucionário do McDonalds, Ray Kroc, que passou a repensar o conceito de franquia e trouxe para o que conhecemos hoje.

A ideia não era vender apenas o direito de usar o nome da empresa, mas também era preciso que as coisas fossem realizadas corretamente.

Assim, o McDonalds criou um centro de treinamento que ficaria aberto em tempo integral para treinar estudantes em diversos assuntos, entre eles, qual tipo de batata comprar.

O nome dado ao local foi “Hamburger University” e o documento escrevia um relatório de 27 páginas sobre como os alimentos precisavam ser cozinhados, em que temperatura ficar e como os banheiros precisam estar limpos.

#4 – O mundo mudou? O McDonald’s mudou junto:

Com a transformação do século, em 2003 o McDonald ‘s precisou modificar algumas coisas na empresa para conseguir continuar vendendo.

O plano ganhou um novo nome: “Plan to Win”, que em tradução livre significa Plano para Vencer.

A estrutura permanece até os dias de hoje, concentra a empresa na experiência do consumidor agora e na qualidade do produto e não mais na entrega rápida de comida.

Assim, a empresa começou a trabalhar com os 5 Ps do Marketing Digital, que são:

  • Pessoas;
  • Produtos;
  • Promoções;
  • Preços;
  • Pontos de venda.

Esses cinco itens, permitia que a empresa se adaptasse aos diversos ambientes em que estivesse inserida, inclusive em culturas locais.

#5 – Atendimento personalizado ao cliente:

Instaurado no mundo todo, ainda em 2003, o McDonald ‘s começou a gerar um atendimento mais personalizado ao seu cliente.

No Reino Unido, a empresa criou um enrolado de bacon para café da manhã, enquanto na França, desenvolveu um hambúrguer M premium e um especial com ovo, tomate e pimenta no McPuff na China.

Além da comida, os preços também variam para poder refletir melhor os gostos de cada região.

Os alimentos também precisaram ser modificados em alguns lugares, como o oferecimento de frango à medida que o consumo de carne diminuiu.

O leite, entregue em algumas regiões em caixas, passou a ser entregue em garrafas e o produto Super Size, depois da criação de um documentário que falava da influência da empresa no aumento de obesidade.

Para conseguir atender ao seu público mais saudável, o McDonald ‘s passou a oferecer saladas, assim como fatias de maçã e não batatas fritas no McLanche Feliz.

O cardápio mudou também para preços premium, direcionados às mães que visavam uma alimentação saudável e um menu de US$ 1, voltado para pessoas de renda mais baixa e adolescentes.

#6 – O McDonald’s investe em seus talentos:

Uma pesquisa criada internamente nas franquias de McDonald ‘s revelou que 40% dos executivos da empresa começaram como funcionários.

Isso mostra que a empresa filtra os seus talentos na empresa e investe em material humano.

Além disso, é comum ver os restaurantes premiando seus funcionários que se dedicam mais e investem em um plano de carreira onde ambos os lados podem ganhar.

#7 – A caridade se tornou uma parte da marca da empresa:

Em 1974 o McDonald ‘s criou a Ronald McDonald House, um local feito para ajudar crianças com leucemia.

Desde então, a caridade expandiu mundo afora e hoje é chamada de Ronald McDonald House Charities, que se estendeu para mais três grandes programas do Ronald McDonald, chamado:

  • House;
  • Family Room;
  • Care Mobile.

O objetivo é tornar a vida das pessoas melhores, sejam em saúde ou bem-estar.

Conclusão porque a franquia Mc Donald’s é tão famosa?

Acho que é impossível notar uma coisa muito clara na franquia McDonald’s: Padrão.
Não se trata apenas de qualidade, mas sim do padrão, do sistema claro, robusto e eficaz de como as coisas podem ser replicáveis na marca.

E claro, é importante ressaltar também um fator muito significativo: o sucesso do franqueado!

A marca é muito conhecida por seu marketing grandioso, e isso com certeza trás muito resultado pras unidades em geral.

Espero que tenha gostado do post! procurando investir em uma franquia? conheça essa lista de 15 franquias de frango frito, com nossa indicação pessoal

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade