Nesse post, você vai descobrir mais sobre a história da franquia quando surgiu e como se consolidou no mercado, atraindo mais empreendedores e tornando-se uma referência e modelo de sucesso.
Por isso, não perca mais tempo e comece a acompanhar a história desse negócio que pode abrir as portas do futuro para os seus investimentos.
Boa leitura!
Franquia: quando surgiu?
Primeiramente, você precisa entender mais sobre o termo que deu origem a palavra brasileira franquia: a franchising.
Essa palavra apareceu nos Estados Unidos por volta dos anos 50 e era caracterizada como uma empresa que cedia a licença da sua marca, para que terceiros fossem capazes de usá-las, vendendo produtos e serviços.
Neste cenário, a licença é feita mediante um pagamento, a taxa da franquia, podendo ser fixa ou descontada, de acordo com o faturamento dessa filial.
Portanto, ao pagar essa taxa, você passa a ter o direito de:
- Usar a marca;
- Vender os produtos;
- Ter acesso a diversas informações, como instruções para gestão, padrão de negócio, capacitação de equipe, etc.
A partir disso, é chegada a hora de conhecer a história da franquia, que é muito mais antiga do que você pode imaginar.
Dessa forma, tudo começa na Europa, por volta do século XII, com algumas práticas que lembram as franquias que existem hoje.
Entretanto, o destaque está no sistema feudal, um período da história marcado pela forma como a Igreja, que controlava grande parte de tudo o que existia junto com a nobreza.
Durante essa época, a igreja permitia que os nobres cobrassem taxas ou impostos dos mais pobres, que eram chamados de camponeses.
Porém, esses impostos eram transmitidos ao Clero, ficando com uma porcentagem do valor total arrecadado.
Com esse processo de recolher dinheiro dos camponeses, ficar com uma parte e transmitir a outra parte para a igreja, o termo franchising começou a ser usado.
Mas não é só isso, durante esse período, a Igreja também começou a expandir suas unidades em pequenos vilarejos.
Portanto, novas igrejas começaram a surgir em pequenas cidades, sendo um símbolo do poder e da riqueza do clero e influenciando ainda mais na captação de impostos.
A história da franquia no mundo
Agora que você já sabe mais sobre quando surgiu o modelo de franquia, ao menos o modelo conhecido e aplicado até os dias de hoje, é interessante entender como isso difundiu-se no mundo.
Dessa forma, a história volta para os anos 50, quando mais empresas começaram a surgir no mercado e buscar a expansão e produção em larga escala.
A partir dessa necessidade de crescimento, muitas empresas notaram que possuir uma única unidade já não era o suficiente.
Por isso, começaram a considerar e fornecer o direito para que outros empresários usassem a marca.
Em troca desse uso, pagavam uma taxa, a partir dos ganhos, e ainda se limitavam a ter um único fornecedor: a empresa matriz.
O primeiro modelo dessa história toda surgiu nos Estados Unidos em 1850 através do fabricante Costura Singer, responsável por fabricar máquinas.
Fazendo um enorme sucesso, a marca decidiu que era hora de ampliar as vendas e, para isso, licenciava os produtos para outros comerciantes.
Dessa forma, terceiros poderiam vender as maquinas de costura em regiões que a matriz ainda não alcançava sem precisar investir um valor muito alto.
Logo depois, a General Mortors também começou a criar uma rede própria de revenda e que, anos mais tarde, deu origem ao que conhecemos hoje como concessionárias.
Nessa história toda das franquias, diversas marcas se consolidaram e atingiram o sucesso, como a Coca-Cola.
Franquia: quando surgiu e ampliou?
Mesmo com essa marca da história, primeiro com a Igreja Católica e mais tarde com outras empresas, um ponto marcante foi o fim da Segunda Guerra Mundial.
Após esse cenário pós-guerra, muitos soldados não tinham meios de buscar um outro emprego devido a baixa experiência e baixíssimas oportunidades.
Como resultado, a ampliação das franquias aconteceu com esse público, dando origem a nomes famosos, como as redes de fast food do McDonald’s e Burguer King.
As franquias no território brasileiro
A história da franquia no Brasil começa um pouco mais tarde, em torno de dez anos depois do início nos Estados Unidos.
Assim, tudo começa na década de 60 com as escolas de idiomas: Yazigi e CCAA.
Por outro lado, só em 1970 que essas franquias começaram a ter uma estrutura forte e pensadas em estratégias para se expandir cada vez mais.
Durante esses primeiros anos, algumas marcas de varejo famosas que começaram a se consolidar e ceder a marca para terceiros, como:
- Boticário;
- Água de Cheiro;
- Ellus, etc.
Inclusive, esse foi o ponto de ruptura do comércio brasileiro, já que a expansão das franquias brasileiras abriu portas para que marcas americanas abrissem negócios aqui.
Como o McDonald’s, um dos pioneiros.
Os anos 70 foram importantes para todas as empresas, não apenas com as franquias, mas com o surgimento dos shoppings centers e a popularização desse modelo de negócio.
Enfim, a legalização das franquias ocorreu em 1987 com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, criando a lei nº 8.955/94.
Com essa lei, todo o setor passou por uma atualização, mais métodos foram incorporados e a profissionalização tornou-se significativa.
Franquia quando surgiu X dias atuais
Por fim, desde o surgimento das franquias pelas mãos do sistema feudal e seguindo aos dias atuais, muita coisa mudou.
Mais importante que isso, é um dos seguimentos que mais cresce atualmente. Em torno de 7% apenas em 2018 e com um faturamento de quase R$ 200 bilhões.
Esse número foi apresentado em uma pesquisa da ABF, junto com outras expectativas para os próximos anos.
De acordo com a associação, o mundo vive a Era Learning Network, traduzido como uma Era de Aprendizado Contínuo.
Junto a isso, temos uma geração que busca mais opções de negócios, lucratividade e marcas reconhecidas no mercado.
Em outras palavras, é uma das melhores oportunidades do mercado.
Depois de ler esse post, tenho certeza que ficou fácil entender a franquia quando surgiu e mais sobre toda a história aqui no Brasil e o que esperar nos próximos anos.
Se quiser saber mais ou acompanhar todas as novidades, não deixe de conferir os posts aqui da página e fique por dentro de tudo.
Quer investir em uma franquia? conheça as melhores opções de franquias do Brasil, acessando nossa Home Page
Deixe um comentário