Para que serve o marketing digital e qual a importância nos negócios?

Tempo de leitura: 5 min

em 15 de agosto de 2022

Se você quer saber para que serve o marketing digital e qual a importância nos negócios, neste conteúdo eu irei lhe apresentar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Isso mesmo, aqui você vai saber para que serve o marketing digital e, porque ele é tão importante para qualquer negócio que queira ter um futuro.

Vamos lá?

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital é uma maneira de você expor a sua empresa de forma online, ou seja, em diversos locais no ambiente digital, seja em um site ou redes sociais.

Isso permite que a empresa consiga estar em contato constante com o seu público e se comunicar com ele da melhor forma possível.

Assim, além de facilitar esse contato e comunicação, é possível analisar os resultados da empresa em ambiente digital, através das KPIs, o que ajuda a empresa saber o quanto uma campanha está dando certo.

Qual é a importância do Marketing Digital nos negócios?

1 – Garante que a sua empresa esteja na internet:

Quando você tem alguma dúvida, sobre um determinado assunto, independente de qual seja ele, o que você faz?

Se você respondeu “pesquiso no Google”, você não está sozinho, eu e milhões de pessoas fazem isso.

O Google é conhecido por ser a maior plataforma online de busca do mundo e através do Marketing Digital, por exemplo, você consegue colocar a sua empresa ali, para as pessoas te encontrarem.

Mesmo que você tenha apenas um negócio físico, você pode aparecer no Google, através do Google Meu Negócio, de maneira gratuita.

Ou seja, você conseguirá ser encontrado pelas pessoas, por um custo bem menor do que colocar um banner em uma esquina qualquer.

Com o avanço da tecnologia, estar na internet é uma das maneiras mais simples de conquistar clientes, através do marketing.

Eu, particularmente, já me senti preocupado e chateado quando vou buscar por uma empresa no Facebook, Instagram ou mesmo Google e ela não está.

Hoje em dia, não dá para confiar em empresas que não estão online.

Claro que o Marketing Digital vai muito além das redes sociais e do Google, mas, estar começando aqui já é muito importante.

2 – Investir pouco para poder começar:

Não, o marketing digital não é 100% gratuito, entretanto, existem ferramentas hoje em dia que o tornam com um custo bem abaixo do que é no mundo convencional da propaganda.

Com uma boa segmentação e com estratégias focadas em te mostrar para seus possíveis clientes, o Marketing Digital é muito mais barato do que investir na mídia tradicional.

Anunciar na televisão, rádio, revista, jornal ou outdoors é muito caro e poucas empresas conseguem dar conta.

Já o marketing digital não vai exigir de você tanto investimento e lhe colocar em uma disputa de igual para igual com empresas de alto escalão.

3 – Entrar em contato com o seu público na hora certa:

No marketing digital não basta você ter acesso ao público certo, mas também se comunicar com ele no momento certo.

Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, onde você não consegue saber com quem você está falando, já que o outdoor está lá para todo mundo, o digital dá a chance de segmentar essas pessoas e acessar somente quem se interessa pela sua marca.

Com uma boa segmentação você consegue criar mais de um público, monitorando-os e descobrindo mais características sobre ele.

Assim, fica mais fácil segmentar de forma específica as pessoas que você quer anunciar o seu produto. Além de ser muito mais certeiro você minimiza os custos.

Vamos a um exemplo? Suponhamos que você tem uma empresa que deseja falar somente com empreendedores, é possível alcançar somente esse público, oferecendo conteúdo, ofertas e produtos.

Neste caso, o dinheiro do marketing vai ser gasto somente com quem realmente tem potencial para responder os seus anúncios e comentar em seus conteúdos.

Esse tipo de situação é totalmente diferente do que você colocar pessoas para fazer panfletagem na rua, oferecendo o produto para pessoas que nem ao menos te conhecem.

Os erros de comunicação a essa altura do campeonato tendem a custar caro e em um mundo tão competitivo, eles devem ser evitados.

4 – Te coloca na frente da concorrência:

Começando hoje mesmo, no marketing digital você pode se diferenciar dos seus concorrentes que ainda estão de fora da inovação.

A sua empresa consegue se diferenciar dos concorrentes através de bons conteúdos que ajudem na identificação dos clientes e os problemas que eles têm.

Imagine você buscando uma solução para um problema, mas não tem nenhuma referência.

Você confiaria mais em uma empresa que tem um site, fanpage e um blog ou uma empresa que buscou na internet e não achou nada disso?

5 – Analisar os resultados com maior precisão:

Como já falei anteriormente, o marketing digital ajuda você a atingir as pessoas que realmente se interessam pelo produto da sua empresa.

Assim, através desse direcionamento, você consegue acompanhar também com mais precisão os resultados que elas oferecem.

Vou utilizar um exemplo dado anteriormente para ilustrar melhor, ok?

No caso que mencionei dos flyers, você sabe o quanto imprimiu, entretanto, não sabe coisas como:

  • Quantos deles foram entregues às pessoas;
  • Quantos foram lidos;
  • Quantas entregas geraram vendas ou o pedido de orçamento.

Enviando um email, por exemplo, isso é diferente, pois, você sabe coisas como:

  • Quantas pessoas receberam o email;
  • Quantas pessoas abriram o email;
  • Quem clicou em algum link do email;
  • Quem efetuou uma compra através da campanha.

O exemplo não se limita aos e-mails, viu? Você consegue monitorar tudo o que acontece online com extrema precisão, seja:

  • As pessoas que visitam o seu site;
  • O desempenho dos anúncios do Google;
  • Os resultados das suas postagens nas redes sociais;
  • O caminho que o cliente tomou até chegar no seu site, entre outros.

Se você se interessa por Marketing Digital, te convido a me seguir no instagram: @wilson_langer, lá tem várias dicas sobre o assunto!

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