Está indeciso se deve ou não abrir uma franquia de cafeteria? Bom, uma pesquisa desenvolvida pela Coopercam mostrou que 98% dos lares brasileiros consomem café, ou seja, clientes não irão faltar né?
Para lhe ajudar, neste post apresentarei a você as principais franquias que existem no mercado de café hoje em dia e quais são as principais características de cada uma.
Vamos lá?
Conheça as 4 melhores franquias de cafeteria para investir no Brasil.
1 – Rei do Mate:
Considerada uma das maiores redes de alimentação de todo o Brasil, o Rei do Mate é também uma das empresas mais premiadas, principalmente quando o assunto são franquias.
Com mais de 300 lojas espalhadas por todo o Brasil, a empresa já venceu títulos como:
- “Excelência em Franchising” da ABF – Associação Brasileira de Franchising em 2020;
- “Melhores franquias do Brasil da PEGN em 2019.
Para obter o direito de uso da franquia, você pode escolher entre duas maneiras de aquisição:
- Loja;
- Quiosque.
Se a sua escolha for a loja, o investimento atual é de R$ 380 mil, onde no valor já inclui a taxa de franquia de R$ 29.500,00.
Já o quiosque da franquia, exige um investimento de R$ 290 mil.
Além da taxa de franquia que ambos os valores já têm incluído, o custo total está relacionado a outros itens como:
- Montagem da loja;
- Capital de giro;
- Marketing de inauguração;
- Taxa de adesão de publicidade;
- Obra civil;
- Projeto arquitetônico;
- Equipamentos.
Se você deseja saber sobre o retorno sobre investimento, a própria franquia consegue fornecer para você essas informações.
Com a franquia de cafeteria Rei do Mate, a previsão de retorno do seu investimento é de 36 meses, com uma rentabilidade de faturamento bruto de 10% a 20% da loja.
2 – Cinnaroll Brasil:
A Cinnaroll não é necessariamente uma franquia de café, mas colocamos ela aqui nesse artigo, porque além de vender cafés a Cinnaroll é uma grande novidade no mercado!
Seu carro chefe é o cinnamon rolls, são doces americanos famosos, e claro, a marca deu um jeito de dar uma abrasileirada principalmente nas coberturas dos famosos rolinhos de canela.
Com números bem atrativos, a marca tem uma sede em Brasília, e está preparando uma cozinha de distribuição em São Paulo.
Segundo a Cinnaroll, o retorno está em torno de 18 a 24 meses, com investimentos entre 90 mil e 150 mil dependendo do tamanho da loja.
A Cinnaroll oferece todo suporte aos franqueados da rede:
- Suporte total ao franqueado;
- Geomarketing;
- Apoio na montagem e inauguração da loja ou quiosque;
- Foco na rentabilidade do franqueado;
- Comunicação e Marketing;
- Apoio no Marketing local;
- Gestão de estoque;
- Manuais de implantação;
- Acordos com produtores locais;
- SAF (Serviço de Atendimento ao Franqueado);
- Consultoria de Campo;
Saiba mais sobre a Cinnaroll clicando aqui.
3 – Fran’s Café:
A segunda franquia de cafeteria indicada pela nossa lista é a Fran’s Café, uma das redes mais conhecidas, com mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil.
O objetivo da empresa é oferecer uma experiência incrível ao seu cliente amante de café.
Assim, a empresa oferece seus cafés em ambientes sempre modernos, agradáveis, com charme e elegância.
Para aderir à franquia da empresa, você tem duas opções:
- Loja;
- Station.
– Loja:
A loja precisa ter uma área mínima de 60 m² e o modelo pode ser montado em aeroportos, shoppings e na rua.
Além do café, o estabelecimento deve oferecer alguns serviços extras aos seus clientes como:
- Sinal de Wi-fi grátis;
- Espaço para leitura enquanto aproveita o café e acompanhamentos.
O investimento da franquia é a partir de R$ 420 mil o que incluem:
- Taxa de franquia;
- Capital de giro;
- Equipamentos;
- Estoque inicial;
- Instalação;
- Construções;
- Despesas pré-operacionais.
Além desses custos, existem as taxas mensais de publicidade 2% sobre o faturamento bruto e Royalties, 6% sobre o faturamento bruto.
– Station:
Além da loja, existe o modelo Station da franquia de cafeteria Fran’s Café, onde é exigido um espaço mínimo de 20 m².
O modelo pode ser instalado em áreas de shoppings e galerias.
Um dos pontos bem interessantes aqui é que a instalação é móvel, então você não vai precisar estar em um único lugar, aumentando as chances de lucro.
O investimento inicial aqui é de R$ 250 mil, mas pode variar de acordo com os móveis e o tamanho do local.
Assim como a loja, o valor já inclui outros tipos de custos, que mencionei anteriormente.
Já o retorno previsto é para 24 meses, segundo a própria empresa.
3 – Café Donuts:
Outra opção entre as franquias de cafeteria é a Café Donuts, uma empresa especializada em café e donuts.
Mas, não se engane, pois, apesar de ter em seu nome o Donuts, um alimento bem americanizado, a marca é especializada em café gourmet.
Além disso, ela conta com o certificado exclusivo de ter grãos 100% arábica, entregue pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.
A ideia é oferecer um gosto diferenciado ao cliente, harmonizando o gosto com os donuts, uma combinação que faz sucesso há mais de 15 anos.
Assim como as demais opções que citei aqui, a franquia oferece também duas opções de investimento:
- Loja;
- Quiosque.
No modelo da loja, os principais produtos da marca são servidos em locais mais espaçosos, oferecendo um ambiente perfeito àqueles que desejam realizar encontros e reuniões.
O valor inicial para investir é na faixa dos R$ 175 mil.
Já no formato do quiosque, perfeito para ambientes como centros comerciais fechados e shoppings, o objetivo é oferecer tudo o que a empresa tem disponível, além de produtos adicionais como sucos, salgados e refrigerantes.
O investimento aqui vai variar de acordo com o tamanho que será o quiosque, mas, os custos partem de R$ 115 mil.
4 – Sterna Café:
A franquia de cafeteria Sterna Café é considerada uma das franquias mais famosas no Brasil, oferecendo uma variedade de cafés em ambientes sofisticados.
Além disso, é uma das poucas franquias de cafeteria que pode oferecer cases de faturamento acima de R$ 1 milhão por ano.
Assim, ela se torna uma ótima opção para você que deseja uma alternativa que oferece diversas opções de estruturas para você ter a sua franquia.
Entre os prêmios vencidos pela empresa está a Cafeteria Revelação, oferecido em 2017 pelo Guia de Cafeterias do Brasil, além dos prêmios da ABF como “Excelência em Franchising”, nos anos de 2018, 2019 e 2020.
As estruturas oferecidas pela franquia são:
Loja: Deve ter, no mínimo 40m², com um investimento de R$ 329.650,00;
Quiosque: Deve ter, no mínimo 15m², com um investimento de R$ 244.750,00;
To Go: O local escolhido deve ter um ponto com alta rotatividade de pessoas, onde o objetivo é agilidade de atendimento, com um mix de produtos diferenciado. O tamanho é de 10m² e o investimento inicial é R$ 159.250,00.
Dark Coffee: Trata-se de um modelo de negócio 100% Delivery, onde entra na realidade de um empreendedor que deseja ter um negócio, mas não tem tanto para investir. O modelo deve ter o tamanho de 10m² e o investimento inicial é R$ 95.750,00.
Carrinho: Com um cardápio reduzido, o modelo, que precisa ser a partir de 5m², é perfeito para locais com pouco espaço ou uma forma de ampliar a loja, ou quiosque. O investimento inicial é de R$ 86.750,00.
Todos os modelos em seus investimentos já têm incluso:
- Taxa inicial de franquia;
- Equipamentos;
- Mão de obra e materiais;
- Sistema de gestão;
- Marketing de inauguração;
- Estoque inicial de insumos;
- Capital de giro.
O retorno sobre o investimento, segundo a própria empresa, é de 24 a 36 meses. O único modelo que diferencia é o carrinho, que tem como retorno sobre investimento esperado com um prazo de 18 até 36 meses.
Quer conhecer outras oportunidades? Visite nosso portal clicando aqui.
Deixe um comentário