4 Passos para abrir uma estética automotiva

Tempo de leitura: 5 min

em 27 de março de 2022

Considerado como um dos setores que mais crescem no mercado, os passos para abrir uma estética automotiva envolvem reconhecer a marca e o trabalho que será realizado.

Além disso, é considerar um mercado que, mesmo nas crises, tem um movimento em série, que continua em expansão, lucrativo e com uma perspectiva maior para os próximos anos.

Pensando nisso, separamos aqui os quatro passos de como você pode começar a fazer as principais escolhas e já iniciar neste ramo ainda no primeiro semestre. Boa leitura!

1# Tendências e diferenciais

como abrir uma estética automotiva

Primeiramente, uma das regras básicas de abrir uma estética automotiva é considerar quais são as tendências do mercado.

Ao mesmo tempo, é essencial considerar quais são os diferenciais.

Em síntese, as tendências que sempre estão em alta incluem a “saúde” geral do carro bem como a higiene.

Portanto, temas como hidratação de couro, limpeza de bancos de tecido, sistemas de polimentos, limpeza de motor, manutenções, pinturas, etc.

Tudo isso estão entre os temas mais pesquisados e procurados aos novos donos de carros bem como os antigos.

Portanto, trata-se de um mercado exponencial e em crescimento, para rapidamente gerar mais lucros e consolidar a sua marca.

Vale destacar que o Brasil é um país reconhecido por ter donos de carros que ficam longos anos com os veículos.

Justamente por isso, os donos de veículos focam em manter a qualidade e evitar problemas.

Ao mesmo tempo, é importante considerar quais são as experiências que o cliente está buscando além do básico.

Logo, você pode imaginar o que gostaria de ver em uma estética automotiva e que você não encontra com facilidade ou que encontra, mas que não é o resultado esperado.

Assim, consegue formar um tipo de “cardápio” de serviços ou mesmo de produtos extras a serem oferecidos.

Neste cenário, é importante fazer uma pesquisa do mercado e público, considerando todos esses fatores.

2# Mercado e planejamento na hora de abrir uma estética automotiva

O mercado é um dos passos interessantes do mercado e que tem grande valor para iniciantes.

Em resumo, não se trata apenas de quanto você vai investir, já que esse não é o parâmetro para o sucesso.

Não à toa, existem aquelas que escolhem as franquias mais caras, e acabam falindo em pouco tempo.

Logo, o mercado de estética é amplo, tem diversas opções e valores, mas não define exatamente como o futuro será.  

Daí a importância de fazer um bom planejamento na hora de abrir uma estética automotiva.

A 2clean, por exemplo, é especialista em limpeza e tem uma gama de produtos ecologicamente corretos. Além disso, oferece limpeza de sofás até aviões com altíssima qualidade.

O resultado, é uma ampliação no mercado que, com um bom planejamento, pode suprir a necessidade dos clientes de maneira extensa e tornando-se uma referência.

Uma dica é começar esse planejamento anotando e respondendo questões como:

  • Qual a visão que deseja que os clientes tenham;
  • Onde você pode e quer se instalar;
  • Quais são as ferramentas e conhecimentos que todos da equipe devem ter;
  • Qual a sua meta com esse negócio;
  • O que não pode faltar na sua estética;
  • Qual será o diferencial do seu negócio;
  • Define qual será a sua missão e objetivos, etc.

Que tal conhecer uma empresa que oferece o melhor em limpeza tecnológica?

Então, seja um licenciado 2clean e tenha acesso ao suporte e treinamentos para garantir um negócio lucrativo e com alto retorno.

Tudo isso sem riscos a pintura, hidratação, proteção e redução no consumo de água. Confira!

3# Seleção de serviços e especialistas

Para abrir uma estética automotiva, um dos passos de sucesso é seguida a dica da 2clean: definir os serviços e então os especialistas.

A seleção de serviços começa definindo qual será o seu carro chefe, ou seja, o serviço principal do seu negócio.

Em suma, é difícil e quase impossível ser o melhor em tudo, mas você pode ter algum que será o grande diferencial, o ponto alto.

Assim, o carro chefe é aquele que, sempre que um cliente procurar, a referência seja a sua estética.

Portanto, é interessante ter especialistas altamente qualificados e focar em atualizações constantes.

Isso tudo será essencial para oferecer o melhor ao público bem como para fazer a divulgação e marketing da sua empresa.

Uma seleção de serviços interessantes e altamente procuradas incluem:

  • Martelinho de ouro: que faz reparos de amassados, arranhões, batidas leves e outros danos sem pinturas;
  • Higienização interna;
  • Lavagem;
  • Hidratação de bancos de couros;
  • Tratamento de vidro;
  • Espelhamento de pinturas;
  • Limpeza de estofados, faróis, ar, etc;

Dica de ouro

Além da questão dos serviços oferecidos, sendo essencial apostar em alta qualidade, é essencial considerar a praticidade oferecida bem como rapidez.

Geralmente, os clientes buscam serviços rápidos, mas também considere um período confortável e possível para ambos.

Pode ser mais interessante dar um prazo maior e garantir a qualidade, que dar um prazo que não pode cumprir ou não conseguir oferecer o melhor que puder.

Fique atento a esses detalhes.

4# Legalização para abrir uma estética automotiva

Agora, é hora de começar a legalizar e abrir o seu negócio.

Então, o primeiro passo é ir até a prefeitura local, para ter o documento de autorização de funcionamento.

Para isso, é importante já ter escolhido e acertado o local de montagem da estética automotiva.

Em seguida, é hora de ir até a Receita Federal, geralmente usando o registro de microempreendedor individual.

Neste momento, pode ser interessante ter um contador para te ajudar e ficar de olho nas contas.

Agora, com a abertura do negócio, vem novos passos a serem seguidos, entre eles:

  • Acessibilidade: o local deve sempre ter acessível para todos os públicos e também ter locais exclusivos para cada tipo de cuidado, facilitando a travessia e evitando acidentes;
  • Visual: é essencial garantir um visual limpo, bonito e que mostre responsabilidade com os veículos;
  • Tenha uma área especifica para administração e recebimentos;
  • Tenha ao menos dois boxes: uma estrutura que envolve uso de água e outras para atividades a seco;
  • Um estoque seguro para os itens;
  • Sanitário para clientes e funcionários bem como uma copa; 
  • Tenha fichas de contrato para definir a atividades de cada veículo.

A partir desses passos, você já pode começar a abrir a sua estética automotiva e garantir resultados rápidos e efetivos.

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